quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

O Nevão de 1954



No dia 2 de Fevereiro de 1954, o invulgar aconteceu no litoral algarvio: neve. A Península Ibérica e outros países da Europa estavam a enfrentar uma vaga de frio, e esperava-se que, a acontecer, a neve caísse nos locais e altitudes habituais. Mas o inicio de 1954 trouxe uma surpresa para os algarvios longe da serra. Tanto que décadas depois ainda é recordado com nostalgia. Imagino que menos nostalgia terão tido os agricultores afectados pelas baixas temperaturas e os feridos por escorregadelas.
Alguns recortes da imprensa da época:

Previsão do tempo para 2 e 3 de Fevereiro de 1954:
"Diário de Lisboa" [02-02-1954]
 "Nevou em todo o litoral algarvio"
"Diário de Lisboa" [03-02-1954]
"OLHÃO, 3. Pelo Telefone) - Desde as 17 e 30 ás 21 horas de ontem, nevou em todo o litoral algarvio, ficando telhados, campos e a beira-serra algarvia coberta de um manto de neve que nalguns pontos atingiu meio metro de altura. Pessoas com 90 anos não se lembram de ter assistido a tão deslumbrante espectáculo, o que ás primeiras horas de hoje levou a sair á rua quase toda a população. Junto ao mar, centenas de embarcações estão cobertas de neve, e as próprias areias estão cobertas de neve. Nesta cidade encontra-se avariada grande parte da rêde telefonica por se terem quebrado dezenas de postes que não suportaram o pêso da neve.
Hoje faz dia primaveril e o Sol obriga a desgêlo, correndo a água em abundancia. Os bairros Marechal Carmona e de Cavalinho, com os seus centeiros e arvores cobertas de neve, oferecem ainda maravilhoso espectáculo.
Logo de manhã, em Faro, milhares de pessoas acorreram ao miradouro de Santo António do Alto para admirar o litoral algarvio, coberto de neve."
Arredores de Olhão:
"Diário de Lisboa" [04-02-1954]
"Três feridos em Olhão por quedas na neve"
"Diário de Lisboa" [04-02-1954]

"(...) Entretanto, por terem caído, nas varandas de suas casa e que estavam cobertas de neve, a sr.ª D. Maria José, esposa do industrial de conservas, sr. João Armando, partiu uma perna e a viuva do sr. Matos, que foi gerente da Congelação, também por ter escorregado, sofreu graves ferimentos no rosto. Também o mestre da fábrica de conservas do sr Manuel Ventura Frade caiu, fracturando três costelas.(...)"



NOTA: A fonte das fotos do topo do artigo:



2 comentários:

  1. Muito bom!
    Obrigada por incluir o meu "rua Abaixo Rua Acima" nas recomendações.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Aurora.
      De nada, o "Rua..." é de visita obrigatória! Continue o bom trabalho!

      Excluir