quinta-feira, 27 de maio de 2021

Inauguração Doca de Olhão (1956)

A Doca de Olhão - ou os melhoramentos - foi inaugurada oficialmente no dia 28 de Maio de 1956, integrada nas comemorações do 30º aniversário do regime do Estado Novo.

Vídeo da Inauguração Doca de Olhão e um Molhe (1956) excerto do noticiário de actualidades "Imagens de Portugal 86-B".

 

Mais algumas imagens do curto segmento:

 

Destaques do jornal "Diário Popular" Nº 4900 com data de 28 de Maio de 1956:
"O Aproveitamento Hidroagrícola das campinas de Silves, Portimão e Lagoa e a Doca de Pesca de Olhão foram inaugurados hoje pelo Ministro da Presidência"

(...)a doca de pesca de Olhão, foi solenemente inaugurada pelo sr. prof. dr. Marcelo Caetano, Ministro da Presidência, na presença dos srs. Subsecretários de Estado das Obras(...) 

 

 "(...) a doca de Olhão está integrada num conjunto de melhoramentos do importante porto comum de Faro-Olhão. Este porto vem sendo melhorado desde 1927: primeiro com a abertura de uma nova barra, concluída em 1937; depois, numa nova fase de trabalhos, iniciados em 1945 e há pouco concluídos, com o prolongamento dos molhes e construção da ponte-cais de Volta Vagarosa e seus acessos, rodoviário e ferroviário; mais tarde, ainda com a doca de pesca de Olhão, iniciada em primeira fase no ano de 1948, e agora concluída numa segunda fase. Despenderam-se com este conjunto de obras 48.850 contos, dos quais 11.700 contos com a construção da doca(...)

  

"A inauguração da doca de pesca de Olhão.

Após o almoço,, que se seguiu ás cerimónias atrás descritas, a comitiva ministerial dirigiu-se para Olhão, onde, á hora a que telefonamos, o sr. prof. dr Marcelo Caetano está procedendo ao acto inaugural da doca de pesca, uma importante obra incluída no plano de valorização do porto comum Faro-Olhão.

Esta doca de pesca, que tem 400 metros de comprimento por 150 de largura, não só abriga dos temporais as frágeis embarcações de pesca como também permite uma rápida descarga de peixe. Para esse efeito, está provida de um cais comercial, de uma ponte-cais para o serviço dos "cercos", de oito linguetas para descarga de peixe e ainda de dois pontões flutuantes para serviço das lotas. O plano inclinado de que dispõe a doca destina-se á carenagem  dos barcos de pesca e de navegação costeira e ainda das vedetas de fiscalização da nossa Marinha de Guerra.

Após a bênção, pelo sr. Bispo do Algarve, da doca e das embarcações lindamente engalanadas que nela se encontram, os membros do Governo e demais entidades farão uma visita á obra. O presidente da Camara Municipal pronunciará uma saudação a que responderá o sr. Ministro de Presidência.

O regresso do comboio ministerial a Lisboa está marcado para as 20 e 25."
in "Diário Popular" (28 de Maio de 1956).

 

Mais alguns detalhes no jornal "Diário de Lisboa" de 28 de Maio de 1956:

Imagem da capa:

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